Acontecimentos

A história da Beiersdorf como a conhecemos hoje começou numa pequena farmácia perto da famosa igreja de São Miguel em Hamburgo, muitas vezes referida como “Michel”. Foi aqui que Paul C. Beiersdorf inventou as bandas adesivas revestidas, lançando as bases do sucesso da empresa. Nas décadas seguintes, a Beiersdorf tornou-se uma empresa de bens de consumo de sucesso mundial, com marcas como NIVEA, Eucerin, Hansaplast e Labello.

Clique para percorrer uma cronologia dos marcos da empresa ao longo de 130 anos de história.

1882

Nascido em Brandenburg em 1836, o farmacêutico Paul C. Beiersdorf fundou a empresa que agora tem o seu nome, depois de se ter instalado em Hamburgo apenas dois anos antes.

1882

A descrição da patente n.º 20057 para a “produção de bandas adesivas revestidas” é considerada o documento de fundação da empresa, concedido a Paul C. Beiersdorf a 28 de Março de 1882 pelo Departamento Imperial de Patentes em Berlim.

1882

Com base nesta patente, Paul C. Beiersdorf produziu bandas adesivas revestidas no seu próprio laboratório usando a substância guta-percha obtida da árvore Palaquium, lançando os alicerces da tecnologia de pensos rápidos moderna.

1883

As bandas adesivas guta-percha tornaram-se tão populares que Beiersdorf abdicou da farmácia na Mühlenstraße. Ele e a sua família mudaram-se de Hamburgo para Altona, onde ele fundou o seu laboratório de preparações dermoterapêuticas.

1890

O farmacêutico e empresário Dr. Oscar Troplowitz tomou cargo da empresa de Paul C. Beiersdorf sediada em Hamburgo-Altona. Troplowitz modernizou os processos de produção, estabeleceu os contactos internacionais iniciais, e expandiu significativamente o negócio. Fundou também o seu laboratório de preparações dermoterapêuticas.

1892

Dr. Oscar Troplowitz na cerimónia de inauguração das novas instalações de produção em Hamburg-Eimsbüttel com o arquitecto e funcionários. A propriedade foi gradualmente ampliada ao longo das décadas seguintes, e é ainda hoje a localização da sede da empresa.

1893

O catalisador para o sucesso global: o primeiro acordo de cooperação internacional com a empresa de comércio de Nova Iorque Lehn & Fink, que abriu o caminho para as relações empresariais com os EUA.

1900

Foi feito um pedido de patente para Eucerit ("bela cera"), um agente emulsionante extraído da lanolina de ovelhas, que lançou as bases para Eucerin e, mais tarde, para NIVEA Creme.

1906

Beiersdorf estabeleceu o seu próprio escritório na Idol Lane em Londres, que serviu como armazém temporário para entregas ao Reino Unido. As vendas continuaram a aumentar nos anos seguintes.

1909

O batom Labello foi lançado no mercado. O batom com embalagem giratória inovadora rapidamente se tornou um sucesso internacional e sinónimo de produtos de cuidado dos lábios.