Dr. Oscar Troplowitz

(1863 – 1918)

Troplowitz era uma das grandes personalidades empreendedoras do seu tempo. Depois de se formar como farmacêutico com o seu tio, posteriormente o Conselheiro Jurídico Gustav Mankiewicz, formou-se em farmácia em 1886 na Universidade de Breslau. Em 1890, adquiriu o laboratório de Paul C. Beiersdorf em Altona e transformou-o numa empresa. Imediatamente, mecanizou a produção, e em 1892, estabeleceu a sua própria fábrica no que era então um terreno de 1200m² em Lokstedter Weg (hoje conhecido como Unnastrasse). Esta é a sede da empresa ainda hoje. Como um empresário orientado para o cliente e para o mercado, a pensar e a agir internacionalmente desde o início, teve o cuidado de se assegurar que os seus produtos se desenvolviam numa forte base científica. Continuou a cooperação com o Prof. Paul Gerson Unna que tinha sido começada por Paul C. Beiersdorf, e segundo a sua recomendação, contratou o químico Dr. Isaac Lifschütz, que inventou o emulsionante Eucerit — o ingrediente básico do NIVEA Creme — entre outras coisas.

Troplowitz também definiu um marco na história da empresa com os muitos benefícios que providenciou aos seus funcionários. Por exemplo, foi um dos primeiros empregadores em Hamburgo a reduzir a semana de trabalho para 48 horas sem cortar no salário, e deu férias pagas a ambos os trabalhadores operários e não operários. Além disso, criou um fundo de assistência para funcionários com dificuldades financeiras (o fundo Beiersdorf para pensionistas, viúvas e órfãos), que recebeu o seu nome e do seu cunhado, e do co-accionista Dr. Otto Hanns Mankiewicz, e que ainda hoje existe de forma modificada. Também são dignas de menção as muitas atividades públicas e o seu apoio a fundações de caridade, ou a sua famosa coleção de arte na villa da Agnesstrasse; após a morte da sua esposa em 1920, a coleção foi deixada à galeria de arte Hamburger Kunsthalle.

Mas o seu feito mais significativo foi criar marcas como Leukoplast, Labello e NIVEA, que são tão famosas hoje. Troplowitz estava convencido de que bens de marca, que oferecessem qualidade de confiança e benefícios reais e substanciais para o consumidor, seriam um conceito de sucesso no futuro. Este trabalho lançou as bases da estratégia da empresa hoje em dia.